terça-feira, maio 22, 2007

"My Body, a wunderkammer"

Um “wunderkammer”, “wonder-room” ou “gabinete de curiosidades” é um quarto onde se reuniam todo tipo de objectos que resultassem estranhos ou raros. Estes, surgiram durante a época dos descobrimentos da Europa, ou seja, nos séculos XVI e XVII, o que se corresponde com o Renascimento. O fim destes quartos era recolher diferentes objectos pertencentes aos três reinos conhecidos até o momento (animal, vegetal e mineral) como se de um museu se tratara.

Shelly Jackson apresenta-nos o seu corpo como um “wunderkammer”. Um “wunderkammer” feito a partir de uma colecção de relatos estranhos, ao mesmo tempo que surpreendentes, sobre cada uma das partes do seu corpo.

O corpo de Shelly Jackson seria um museu, onde cada parte constituiria uma sala. Em cada sala se encontrariam as diferentes anedotas e originais histórias sobre o seu corpo. Ao mesmo tempo, cada sala estaria interligada com o resto sem seguir uma ordem específica.
Assim, uma vez que estamos dentro do "wunderkammer", podemos estar interessados em conhecer a história da mão. Depois podemos descobrir o relato do pé, passando pelo cotovelo, a cabeça, as tatuagens... Voltar à história da mão porque gostamos mesmo dela...
Shelly Jackson convida-nos a perder-nos e a desfrutar do seu corpo do mesmo modo que podemos fazê-lo num museu.
Saltando de sala em sala...