quarta-feira, maio 16, 2007

Literatura Ergódica

A literatura ergódica, segundo Espen J. Aarseth, ocorre quando um esforço não trivial é requisitado para permitir que o leitor "percorra" o texto, ou seja, o leitor não pode simplesmente olhar para o texto, ir virando as páginas e interpretar o que está escrito.
Este tipo de literatura requer a participação do leitor na construção da própria obra, visto que lhe cabe o papel de a terminar juntando ou separando palavras, lendo de uma ou de outra forma, tentando decifrar qual a mensagem que está contida no texto.
Exemplos deste tipo de obras são os poemas de Edwin Morgan: "Message Clear" e "Unscrambling the waves at Goonhilly".Nestes poemas o leitor não consegue imediatamente perceber o que está a ler, é-lhe exigido então o tal esforço de decifração, juntando letras ou palavras, ignorando os espaços que tradicionalmente corresponderiam a uma pausa - o que se pode constatar em "Message Clear".Pelo contrário, em "Unscrambling the waves at Goonhilly" é preciso separar as palavras para que estas façam sentido.
Para Aarseth, não é o suporte em que o texto é apresentado que o torna ergódico ou não, mas sim a mecânica do texto, a maneira como este funciona.Assim, tanto um texto escrito em papel, como num suporte digital ou qualquer outro, podem ser considerados literatura ergódica.