quinta-feira, maio 10, 2007

Escrita automática

A escrita automática é um “tipo de escrita que resulta da inspiração do momento, sem preparação prévia nem esquema de trabalho previsto, e que se assume ser imediata, espontânea e incontrolada.” Com efeito, existem vários tipos da escrita automática, mais propriamente o dadaista, surrealista e espiritualista.
Deste modo, a corrente dadaista era uma corrente que se mostrava agressiva e opunha-se a qualquer técnica tradicional, criando com isto um texto ilógico e anti-racional. A sua técnica de escrita consistiu principalmente em escrever sem qualquer preocupação lógica, fazendo uma livre associação de ideias.
Esta técnica foi mais tarde aprofundada pelos surrealistas, sendo chamada por André Breton um “ pensamento falado”, ou seja,um processo de escrever pensamentos não controlados pela lógica ou razão que conseguissem produzir associações inesperadas, criando imagens novas nunca vistas anteriormente.
Finalmente, o último tipo de escrita automática abordado na aula foi espiritualista e baseou-se em escrever produções literárias dirigido por um espírito ou pela mente inconsciente, sendo o poeta apenas um meio de escrita. Na verdade, os seus defensores afirmavam que este processo permitia aceder a um “eu” mais elevado, bem como as outras inteligências e entidades, para informação e guia.
Em suma, podemos concluir que cada uma destas técnicas tinha como objectivo principal superar as convenções, criando combinações de elementos que não existiam anteriormente.