terça-feira, maio 08, 2007

Escrita Automática: Dadaísmo, Surrealismo, Espiritualismo

Ao longo dos anos, a escrita foi sendo alvo de vários processos de transformação, dos quais interessam agora os que se relacionam com o conceito de "Escrita Automática".
Dentro deste conceito, penso que se podem destacar 3 formas diferentes: uma defendida pelos Dadaístas; uma outra defendida pelos Surrealistas; e ainda uma mais Espiritualista.
Parece-me importante caracterizar cada uma destas visões. Assim,
1. os teorizadores do Movimento Dadaísta defendia procedimentos de criação aleatórios e que incorporavam um conjunto de processos caóticos e ao acaso;
2. para os teorizadores do Movimento Surrealista, pretendia-se chegar ao inconsciente de cada individuo, daí se tentar libertar o sujeito das convenções e mecanismos a que está habituado;
3. a perspectiva Espiritualista era aquela em que o escritor era visto como o medium que recebia as mensagens dos espiritos, e as passava inconscientemente para a escrita.

Todas estas perspectivas tinham como objectivo comum a criação de novas combinações de elementos que não existiam nem se pensava que pudessem existir até então.