quarta-feira, maio 23, 2007

"My Body" by Shelley Jackson

Shelley Jackson apresenta nos essa obra digital como uma memória da vida dela ou seja pode se dizer que é a sua autobiografia. Ela pega no seu corpo e representa o corpo da mulher em geral. Retrata a sua vida exemplificando o percurso possivel na vida da mulher.
Através dessa obra vê-se que a mulher é conhecida parte a parte através do seu corpo. Ao clicarmos em cada link encontramos o relato de uma parte da vida dela e hiperligaçoes que nos leva para outras partes da vida dela. pode se dizer que os links representam etapas da vida da autora.
Essa obra tem uma particularidade que é a de fornecer ao leitor diferentes percursos de leitura, ou seja pode ser lida de uma forma não linear por exemplo começando no estomago e saltar pela cabeça ou descendo aos pés... Isso normalmente não acontece na leitura de um livro impresso em que fariamos uma leitura já mais linear e dificilmente saltariamos folhas o que podia dificultar a compreensão.
A forma como ela apresenta a obra desperta a curiosidade no leitor uma vez que é apresentada como um jogo labirintico enrequecida com imagens em que o leitor pode ver como um desafio em ler a maior parte possivel da obra porque já de ler até ao fim pode se dizer que é impossivel.