segunda-feira, maio 21, 2007

O corpo de Shelley Jackson

Shelley Jackson conta em “My Body” estórias de cada parte do seu corpo - peripécias, curiosidades, dúvidas com que se confrontava na sua adolescência, episódios que a acompanharam durante o seu crescimento.
Curiosamente não estamos perante um livro no qual iríamos,provavelmente, estar sujeitos a uma ordem lógica: a começar, por exemplo na cabeça e a acabar nos pés. Estamos antes a falar uma obra publicada on-line.Uma obra que se pode inserir na categoria da hiperficção,visto que a partir de um elemento podemos aceder a vários outros e assim sucessivamente, entrando no universo da multi-sequencialidade, em que as formas de percorrer a obra variam consoante as escolhas do leitor.
Em “My Body” é-nos apresentado um corpo de mulher em que as partes do corpo são links para uma nova página em que surgem textos autobiográficos sobre a parte em que clicámos.Mais uma vez surgem novos links que podem levar-nos a outra parte do corpo ou a um outro texto paralelo.
A autora consegue, deste modo, suscitar o interesse do leitor que clicando sobre o corpo nu vai conhecendo a história daquela mulher , ao contrário do que aconteceria no suporte tradicional,em papel, em que o leitor se limitaria a folhear as páginas e teria mais dificuldade em “saltar“ de uma parte para outra.
É possível ler todos os textos que constam nesta hiperficção,mas, na minha opinião, poderá não ser possível chegar ao fim da obra porque as possibilidades de combinação são imensas, proporcionando diversas experiências de leitura.