domingo, maio 20, 2007

"My Body"

Após uma análise mais aprofundada do texto “My Body”, penso que podemos considerá-lo uma autobiografia, embora esta não esteja elaborada da forma convencional.
Com a realização deste texto, a autora dá-nos a possibilidade de a ficarmos a conhecer de uma forma mais profunda.
Apenas através do clicar do rato em variadas palavras, o leitor vai sendo presenteado com diferentes textos que ajudam a conhecer mais um pouco da autora.
A vantagem deste tipo de texto para o leitor é que lhe dá a possibilidade de iniciar a análise do texto fugindo à sua forma convencional numa biografia (que seria começar no nascimento da pessoa e seguir até ao momento actual da sua vida ou até à sua morte), o leitor pode então livremente iniciar a sua leitura do texto de forma aleatória começando na imagem que quiser.
Neste texto é apresentado ao leitor a imagem de um corpo feminino onde estão em evidência partes do corpo distintas, bem como os seus diversos nomes, e onde ao leitor é permitido clicar livremente, acedendo assim aos diferentes textos.
Este tipo de apresentação do texto ganha muito do seu ponto de vista organizacional, visto que para além do leitor ter a possibilidade de explorar o texto livremente, pode também fazê-lo de uma forma muito mais organizada e seguindo parte por parte.
Na minha opinião pessoal este texto está muito bem conseguido, pois a contrário de muitos outros textos, neste o leitor tem a primazia sobre qualquer escolha que faça.