quinta-feira, maio 17, 2007

Hiperficção: "My body", Shelley Jackson


Hiperficção é a «narrativa desenvolvida segundo uma estrutura em labirinto, assente na noção de hipertexto, ou texto a três dimensões no hiperespaço, em que a intervenção do leitor vai determinar um percurso de leitura único que não esgota a totalidade dos percursos possíveis no campo de leitura».
“My body - a Wunderkammer” da autoria de Shelley Jackson é um dos exemplos deste tipo de literatura que combina um hipertexto com imagens. Parece-me uma obra interessante, na medida em que tenta explorar diferentes partes do corpo humano. Ao mesmo tempo parece-me um pouco complexa, já que estamos perante várias hiperligações que se ligam entre si, como se de um labirinto se tratasse.
À medida que o leitor escolhe uma determinada parte do corpo humano que aparece desenhado no ecrã, é automaticamente encaminhado para pequenas histórias que o autor associa com essa mesma parte do corpo. O leitor ainda pode escolher outros links dentro de cada história apresentada.
Durante a minha tentativa de leitura do texto, pareceu-me estar diante de uma espécie de jogo em que somos nós, os leitores, que tentamos decifrar a estrutura da narrativa.