terça-feira, maio 08, 2007

Dadaísmo


Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, a sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebé). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome fora escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um marcador sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o carácter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.

O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irónico e ingenuidade radical, pelo cepticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, a sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. A sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstracto.

O poeta romeno Tristan Tzara, um dos principais representantes do movimento, dá uma receita, no seu último manifesto, para fazer um poema dadaísta:

Pegue um jornal,
Pegue a tesoura,
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema,
Recorte o artigo,
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco,
Agite suavemente,
Tire em seguida cada pedaço um após o outro,
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco,
O poema será parecido com você,
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.