segunda-feira, maio 14, 2007

Cyborgues


Um texto é definido pelo dicionário como sendo um conjunto ordenado de palavras ou frases escritas, e como tal, para a sua correcta elaboração existem regras a seguir.
Estas “regras” foram-nos um dia ensinadas para que nós pudéssemos também escrever e interpretar textos correctamente.
Assim sendo, quando lemos um texto, conseguimos à partida compreendê-lo, pois ele está elaborado de uma forma dita “comum”, e tal como nos foi ensinado a interpretar.
Quando analisamos textos de autores cyborgues, para que os consigamos ler e perceber, devemos também possuir um conhecimento mínimo das técnicas usadas para a sua elaboração.
Tal como num texto em prosa ou em verso, a sua interpretação não nos é possível, se não tivermos um conhecimento prévio das suas técnicas de escrita.
Não penso que seja totalmente necessário sermos leitores cyborgues, mas acho que é importante termos um conhecimento mínimo daquilo que estamos a ler, entrando, assim um pouco nesse universo cibernético.
E num mundo onde a técnica e a ciência ganham cada vez mais importância, não estaremos todos nós já a preparar-nos para nos tornarmos cyborgues?