terça-feira, maio 15, 2007

Obra cibernética necessita de leitor cibernético?

Não, não temos que ser nenhum organismo cibernético, nem ter qualquer capacidade biónica para conseguir ler uma obra de um autor ciborgue. Simplesmente procurar um encadeamento lógico na obra que nos encaminhe a leitura e interpretação.

Não existe esta necessidade de possuir capacidades ciborgues porque a informação com que nos deparamos é nossa conhecida. A obra cibernética é uma criação mecânica e aleatória de uma máquina que usa elementos fornecidos pelo ser humano.
Os computadores, apesar de muito rápidos, apenas conseguem executar uma sequência de instruções, e estão aptos a substituir o cérebro unicamente nas tarefas que podem ser decompostas numa sequência precisa de operações, como por exemplo, o cálculo matemático.

Será possível que um dia os computadores venham a ser tão sofisticados que consigam igualar ou até ultrapassar as prestações do cérebro humano? Ainda não sei, mas parece-me pouco provável!
Apesar dos esforços dos cientistas, o nosso cérebro continua a guardar muitos dos segredos sobre o seu maravilhoso funcionamento...