O que é um poema?
Convencionou-se que um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia), uma obra que pode conter rima, ou não. Assim fomos ensinados e tudo o que se afaste desta convenção torna-se estranho.
No entanto, a poesia é muito mais…enquanto que um poema escrito é um objecto literário com existência material concreta e objectiva, a poesia pode ter um carácter imaterial e transcendente, onde a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
Com a influência do Modernismo - movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo, o ritmo dos versos foi liberalizado e temos os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma métrica.
Fortemente relacionada com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Tal como na música, o ritmo de um poema tem uma importância fulcral.
Um poema não é apenas um processo exterior, de ser escrito num papel e lido. É algo que vem de dentro e que está presente no ser humano, no seu todo, quer seja nas diferentes partes constituintes do corpo, no estado de espírito, nos sentimentos do momento, na voz ou na respiração.