terça-feira, março 20, 2007

Enigma n...


Quando lemos procuramos o significado, a mensagem do texto, o seu sentido.
Porém, os signos não têm sempre a mesma interpretação e deciframos o código quando conseguimos estabelecer comunicação.
Em Enigma n é necessário ter em conta o contexto da aplicação das letras que recombinam com as letras de meaning·. O baralho de letras, a mudança e aplicação de cores, a congelação das mesmas e a recombinação de todos estes elementos desperta nos leitores uma multiplicidade de leituras e de vários sentidos recombinados.
Tal como todos os textos Enigma apresenta elementos de comunicação. O emissor que é o autor, ele emite e codifica a mensagem, o receptor que é o leitor, este recebe e descodifica a mensagem, essa mensagem contem o conteúdo transmitido pelo emissor, porém pode conter um nível descodificação elevado. O canal que é o meio pelo qual circula a mensagem e a sua apresentação tanto pode ser em linguagem verbal ou não verbal.
E sendo assim, mesmo que alguns textos quebrem a habitual convenção que nos permite ler da esquerda para a direita unindo silabas, separando as palavras, criando frases e que não apresentem ordem/forma de leitura, obrigando o leitor a acertar nas sequências e nos percursos, podem ter sentido, podem ter significado e podem ter mensagem. Simplesmente, os elementos de comunicação não se apresentam na forma habitual da maioria dos textos que lemos.






· Significado- tradução para português.