sábado, março 03, 2007

"Amor" de Clarice Lispector

"Amor" de Clarice Lispector retrata uma mulher, Ana, que se encontra de facto num estado de depressão interior.
No entanto é essa rotina interior em que se encontra que de alguma forma a faz esqueçer um pouco as frustrações presentes em si!Ana é apenas o reflexo daquilo que é a grande maioria das pessoas, demasiado agarradas a uma rotina para se lembrarem que há vida além dessa rotina!
Ana era alguém demasiado vazio, oco!Isto porque quanto a mim Ana "não vivia, apenas existia"!
As frustrações vividas por Ana são bastante visíveis através da expressao "certa hora da tarde era mais perigosa" isto é quando já não havia rotina em que tudo estaria feito,é então que Ana reflectia e se dava conta do vazio em que vivia!
No entanto há uma situação que de alguma forma irá afectar de forma especial Ana situação essa em que Ana se depara com um cego o que vai despertar em si um sentimento de pena, piedade o que de alguma forma vai tornar o mundo num "mal estar pesado" este acontecimento vai afectar de tal forma Ana que esta vai esqueçer o caminho para casa!
Já mais tarde Ana vai estar de novo preturbada quando depara com toda a beleza do Jardim Botânico e simplicidade daquela paisagem!É entao que Ana é de novo assaltada pela obrigatoriedade de cuidar de casa e dos filhos e marido e mais uma vez tudo retorna á rotina!
Em conclusão imagino o que irá no pensamento de Ana:"O que me resta da vida? Como é estranho, só me resta aquilo que dei aos outros!"