quinta-feira, março 29, 2007

Livro ao longo dos tempos

A história do livro está directamente ligada à história da humanidade e sua evolução nos diversos meios sócio-culturais e geográficos. Hoje, chamamos de livro a uma reunião de folhas que contem informações impressas e presas por um lado e montadas com uma capa. Mas na antiguidade não era bem assim.Entre os sumérios o livro era um tijolo de barro cozido, argila ou pedra, com textos gravados ou cunhados. Esse tipo de escrita foi designado também de cuneiforme e foi o primeiro registro humano de escrita, datado de três mil anos a.C.
Com o surgimento do pergaminho, feito geralmente da pele de carneiro, tornou-se possível a confecção de livros como os que nós conhecemos, diferenciando dos actuais no tamanho. Mais tarde, com a chegada do papel à Europa e com o invento da prensa de Gutenberg, o livro impresso, feito de papéis costurados e posteriormente encapados, tornou-se realidade. Com essa invenção foi possível fazer vários exemplares do mesmo livro, a um preço acessível, popularizando e democratizando, deste modo, a leitura.
Contudo a evolução continua e o século XXI surgem dezenas de novos modelos de suporte para leitura, mais propriamente, o livro electrónico que apresenta inúmeras vantagens. Assim, ao contrário do livro, não está limitado por qualquer tipo de fronteiras. Põe ao dispor do leitor uma infindável variedade de textos que não se dispõem de acordo com uma ordem sequencial de princípio, meio e fim, mas que se apresenta ao leitor como se estivesse eternamente a meio do processo de leitura, cujo fim é impossível alcançar.
Em suma, seja em que forma for, o livro não deixa de ser um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo, pois ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa.