sexta-feira, dezembro 26, 2008

Releitura dos Poemas encontrados de António Aragão




Uma vista de olhos por um jornal e encontramos títulos alarmantes, más notícias, previsões desanimadoras ou artigos preocupantes. Dá vontade de cortar o jornal e espalhar o que resta! Pois António Aragão cedeu a esse impulso e criou Poemas Encontrados: um conjunto de recortes de jornais juntos aleatoriamente formando frases que nada têm a ver com os tradicionais títulos e notícias jornalísticas.




Mais tarde, graças ao milagre multimédia, o grupo de Poesia Experimental Portuguesa (PO-EX) reescreveu estes Poemas Encontrados. Com um simples clique pode-se fazer um "recorte" dos principais títulos das edições on-line de jornais como o Público, o Expresso (Portugal), o New York Times (E.U.A.), o Folha de São Paulo, o Google News (Brasil) e o La Vanguardia (Espanha), e estes agrupam-se automaticamente formando frases aleatórias.




É uma maneira extremamente original de ler um jornal, não se primando pela informação, mas privilegiando uma leitura muito mais interessante e abstracta, sem dúvida. O leitor é tentado a construir as suas próprias notícias através das palavras chave que aparecem. E, quando é confrontado com os verdadeiros artigos, surpreende-se a si próprio com a sua imaginação, apercebendo-se de como é fácil edificar uma nova realidade...