sexta-feira, abril 20, 2007

Trabalho Final 2007


NOTA: Este trabalho representa 50% da classificação final da disciplina e é obrigatório para alunos/as em avaliação contínua, e facultativo para os/as alunos/as em avaliação final. No caso de alunas/os em avaliação contínua, os restantes 50% resultarão dos textos produzidos para o blogue da disciplina. Alunos/as em avaliação final que optarem pelo trabalho poderão fazer apenas uma parte do exame. Neste caso, a ponderação do trabalho na nota final é de 40%. Nos termos do regulamento de avaliação da Faculdade, haverá uma apresentação/discussão oral do trabalho em data a combinar com o docente. Data limite de entrega: 1 de Junho de 2007.

Ao longo do semestre temos procurado conhecer, interpretar e analisar várias obras inter-media, produzidas quer em suportes tradicionais, quer com recurso ao computador. Vimos designadamente vários tipos de textos combinatórios, sonoros, visuais e cinéticos. Procurámos ainda descrever as propriedades específicas do meio tipográfico e do meio digital. Vimos também argumentos relacionados com questões como meio e mensagem, escrita e leitura, hipertexto e hipermédia, interactividade e participação do/a leitor/a, motores textuais e criação assistida por máquinas, etc. O trabalho que proponho a seguir pretende verificar pelo menos uma destas duas competências: a) capacidade de analisar criticamente, com recurso à bibliografia recomendada, uma obra ou um conjunto de obras literárias digitais; b) capacidade de conceber e/ou realizar uma obra de natureza digital, que deve ser descrita e explicada detalhadamente.

Escolha apenas um dos dois projectos indicados a seguir como trabalho final:

PROJECTO A.
Descreva e analise uma ou várias obras de natureza inter-media e/ou digital. Esta análise deve revelar conhecimento dos problemas teóricos tratados nas aulas e deve estar informada pelas leituras recomendadas. Serão especialmente valorizadas a capacidade de relacionamento e problematização das questões. Extensão do texto: cerca de 3000 palavras.

PROJECTO B.
Consiste na criação de uma obra digital ou de um projecto para uma obra digital, recorrendo a programas de computador (processadores de texto e de imagem, programas de criação de páginas web, etc., como Word, Powerpoint, Flash, FrontPage, Dreamweaver, etc.), materiais encontrados em linha, máquina fotográfica digital, telemóvel, etc. A obra digital (criada ou apenas projectada) deve ser objecto de uma descrição detalhada.