sexta-feira, abril 06, 2007

"Sem Saída"

O poema "Sem Saída" de Augusto de Campos é uma obra deveras interessante isto porque é uma obra que pode ter várias leituras.
Quanto a mim a leitura que melhor se aplica a esta obra é a sua conotação com o destino pois penso que em tudo esta obra o reflecte, desde logo os vários caminhos percorridos até se chegar ao "fim da linha".
A vida é feita de opções, diferentes caminhos com diferentes características e óbstáculos, uns com saída, outros nem por isso no entanto todos eles terminam no mesmo a morte!
"Sem Saída" revela aquilo que pode ser o labirinto a ultrapassar pelo ser humano na sua "rota vital" até chegar ao final dessa mesma "rota", a morte!
Augusto de Campos consegue mais uma vez criar uma obra muito ampla naquilo que diz respeito ás leituras a aplicar, e ao mesmo tempo uma obra com variadissímas mensagens implícitas embora quanto a mim a mais forte seja a conotação com o destino como atráz referi!
Parece-me também claro que ao escrever esta obra nos seus últimos anos de vida, esta obra parece reflectir um período de meditação, isto é reflectir nas suas acções e opções tomadas ao longo da sua vida!