quinta-feira, abril 26, 2007

Oulipo

Em 1960 foi criada, por Raymond Queneau e o matemático François Le Lionnais, a associação Oulipo (Ouvroir de Littérature Potentiel), isto é oficina de literatura em potencial, que buscava descobrir novas estruturas e padrões para a literatura.
Na verdade, as ambições e as práticas do Oulipo evidenciavam, desde o início, o carácter lúdico e humorístico de um grupo que pretendia inventar (ou reinventar) regras de tipo formal que pudessem ser propostas a amadores desejosos de produzir textos. Revigorando técnicas da antiga retórica, capazes de romper com a crença na inspiração, queriam principalmente encontrar estruturas inéditas e promover pesquisas sobre as potencialidades da linguagem, estabelecendo relações entre matemática e literatura.
Um bom exemplo da obra deste tipo é Os Exercícios de Estilo em que um episódio insignificante é “repetido” noventa e nove vezes numa série de noventa e nove estilos diferentes: "Retrógrado", "Logo-rallye", "Hesitações", "Narrativa", "Vulgar","Filosófico", "Auditivo", "Macarrônico", "Botânico" são alguns títulos desses exercícios.