quinta-feira, novembro 13, 2008

Viagem pelo corpo de Shelley Jackson

Um corpo, muitas estórias. Poderia resumir-se desta forma a obra de Shelley Jackson "My Body - a Wunderkammer". Com a sua própria anatomia como ponto de partida, a autora relata episódios da sua vida ao mesmo tempo que partilha sensações e emoções. É possível criar uma empatia através das histórias contadas por Shelley, pois há um imediato reconhecimento de nós próprios nelas. Quem nunca esfolou os joelhos e brincou com as feridas?

Navegando pelas várias lexias o leitor fica a conhecer um pouco mais de Shelley Jackson. Desde a cabeça até às unhas dos pés, o diagrama do seu corpo está preenchido com hiperligações que conduzem a descrições que derivam invariavelmente para histórias simples, quase infantis. "My Body" é um hipertexto profícuo em imagens. Não só em imagens gráficas que representam as várias partes do corpo humano, mas também em imagens literais. Os textos de Jackson estão recheados de belas metáforas e comparações, permitindo ao leitor atingir aquilo que a autora pretende.

Em cada texto, associado a cada uma das partes do corpo, há várias hiperligações que transportam o leitor para outras partes, sendo bastante perceptível a estrutura labiríntica desta obra. Desta forma, Shelley Jackson dota o seu corpo de uma unidade que, de outra forma, não seria possível. Das axilas podemos navegar directamente para as pernas de Shelley Jackson; com apenas um clique ficamos de imediato a saber as histórias que rodeiam as suas pernas. Em que outro corpo poderia isto acontecer?