terça-feira, novembro 04, 2008

Bíblia de Gutenberg

Segundo Jay David Bolter e Richard Grusin, os media relacionam-se uns com os outros numa forma de remediação, isto é, os media complementam-se uns aos outros. Este conceito designa o processo através do qual uma forma que tem origem num determinado meio é transposta para um novo meio, adaptando-se a ele, mas não perdendo as suas características iniciais.
A Bíblia de Gutenberg, em formato digital, é um bom exemplo prático de remediação. Estamos perante um site composto por uma digitalização de todas as páginas deste livro e dotado de instrumentos adicionais que permitem explorar a bíblia como se fosse um livro, uma vez que as digitalizações das páginas do livro estão feitas à escala e podemos ampliá-las para facilitar a leitura. Deste modo temos a sensação que estamos a consultar a Bíblia de Gutenberg, mas na realidade trata-se de uma representação digital da mesma o que faz com que não tenhamos acesso directo ao objecto mediado, no caso a Bíblia de Gutenberg.
Esta nova forma de apresentar livros e outras obras na internet, usando o processo de remediação, é bastante vantajosa para o leitor uma vez que este pode, por exemplo, seleccionar o conteúdo do livro que pretende explorar mais facilmente, ao contrário do que acontece com livros/obras impressos (as) em papel.