domingo, novembro 16, 2008

"My Body - a wunderkammer"

"My Body - a wunderkammer" de Shelley Jackson revela como a autora foi ficando consciente das diferentes zonas do seu corpo. Inicialmente, o leitor depara-se com uma ilustração de um corpo feminino, representando a narradora. Tratando-se de um hipertexto, a ilustração encontra-se repleta de destaques às diferentes partes do corpo que dão acesso às respectivas narrativas. É aqui que o leitor fica a conhecer como a autora ficou consciente de cada zona do seu corpo. Para tal, a narradora recorre a descrições, comparações e recordações do seu passado, onde a dor, o prazer e todo o tipo de sentimentos são a causa para esta consciencialização.

Relativamente à forma da obra, podemos considerá-la labiríntica, na medida em que permite realizar movimentos recursivos e progressivos. Na imagem inicial do corpo feminino, que podemos comparar a um mapa, o leitor vê-se livre para escolher a parte do corpo que deseja desvendar, sem qualquer ordem ou sequência obrigatória. Após essa escolha, o leitor continua a ter à sua disposição diferentes caminhos: tanto pode voltar à imagem inicial, como pode optar pelas hiperligações a outras partes do corpo relacionadas.

A obra encontra-se semi-determinada, a autora disponibiliza uma multiplicidade de percursos, mas cabe ao leitor a escolha do caminho, provocando deste modo mudanças no texto.