sábado, novembro 15, 2008

Shelley Jackson: “My Body - A WunderKammer”

“My Body – A WunderKammer”. É exactamente sobre o corpo da autora que nos fala este poema. Construído tendo por base o hipertexto, neste poema Shelley Jackson apresenta o seu corpo ao leitor como um todo e repartido pelos diferentes membros. No entanto ela vai mais longe ainda e dá a conhecer ao leitor pequenas histórias relacionadas com cada membro do seu corpo, isto é, pequenos acontecimentos, maioritariamente da sua infância, a partir dos quais tomou consciência das diferentes partes do corpo. Estas pequenas narrativas são como que uma biografia da autora uma vez que o seu conteúdo diz respeito a algumas vivências da sua infância. No entanto para aceder a elas o leitor necessita intervir na obra, como é típico em obras de ficção ergótica, como é o caso
Todo o poema consiste num elevado número de hiperligações que transportam o leitor de uma parte do corpo para outra, seguindo uma sequência à sua escolha. Essas hiperligações tanto podem estar sobre os diferentes membros do corpo como no pequeno texto que, de certa forma, caracteriza cada membro; a sequência de leitura, apesar de escolhida pelo leitor, é limitada, uma vez que este está condicionado pelas opções de leitura fornecidas pela autora, ou seja, pelas hiperligações por ela criadas. Sendo assim existem várias sequências de leitura mas nem todas são exploradas.
Com este tipo de poema, a autora, além de dar a conhecer ao leitor alguns dos seus dados biográficos, faz com que este se reveja em alguns aspectos e desenvolva um processo de “auto-conhecimento” das partes do seu corpo.