terça-feira, novembro 11, 2008

“Enigma N” – Jim Andrews

“Enigma N”, de Jim Andrews, é um poema concreto que chama a atenção do leitor para a instabilidade e multiplicidade do sentido. É um poema que tenta responder à questão “O que é o sentido?” e que consiste no movimento e interacção das letras da palavra “MEANING”, através da intervenção do leitor. Assim o enigma do texto é o sentido, a possibilidade de gerar sentido.
O poema inicia-se mesmo com essa palavra, “MEANING” - anagrama do título do poema, “Enigma N “, sobreposto, ao centro, num fundo de cor preta. Para que o leitor compreenda o poema, o autor deu-lhe uma sequência de leitura através de três opções. Com a exploração do texto vão aparecendo novas opções que operam novas alterações no poema, alterando assim o movimento e o aspecto deste: a intensidade e a trajectória dos movimentos das letras modificam-se bem como as cores destas. Uma das opções (0/1) pára todos os movimentos das letras formando mais do que um padrão. Esses padrões não estão predefinidos, dependem do momento em que o autor clica com o cursor sobre o poema, permitindo que o leitor veja a consequência da sua intervenção; estes padrões são em número infinito, tal como o sentido é mutável.
Neste poema apesar de ser o leitor a dar o sentido ao texto este está condicionado àquilo que já está instituído pelo autor (conteúdo do poema). Deste modo o sentido está no acto de parar o movimento e criar um padrão e no próprio movimento da palavra/das letras.