domingo, outubro 26, 2008

Bíblia de Gutenberg - Processo de Remediação

Ao analisarmos o novo formato em que nos surge a Bíblia de Gutenberg, deparamo-nos com um novo conceito - o processo de remediaçao, isto é, o processo através do qual um objecto que tem origem num determinado meio é reproduzido sob o sitema do novo meio sem perder características do meio inicial.
Este novo formato digital em que aparece a Bíblia demonstra isso mesmo, ou seja, não deixou de possuir as características mais convencionais do livro, nomeadamente, as letras trabalhadas, as ilustrações concebidas manualmente, ...
No entanto, adquiriu também características novas que pertencem ao meio digital. Exemplo disso é a forma como nos é apresentado o indice em que o leitor tem a liberdade de escolher por onde começar a sua leitura.
Na minha perspectiva, todo este cruzamento entre o "velho" e o "novo" permite ao leitor todo um processo de (re) criação e demostra bem o mundo em que vivemos : tudo está sujeito a um processo de recostrução o que permite o desenvolvimento do Mundo e de toda a Humanidade.
Contudo, também defendo que, apesar de ser muito importante o desenvolvimento e o conhecimento de novos conceitos, é fundamental preservarmos as grandes obras concebidas pelos nossos antepassados, não transformando tudo num autêntico "Mundo Digital"!