quinta-feira, outubro 16, 2008

“Amor de Clarice” – Poema Hipermédia

Rui Torres, no seu poema hipermédia “Amor de Clarice”, faz uma adaptação do conto “Amor” de Clarice Lispector. Sendo um poema hipermédia permite-nos interagir muito mais com todas as partes da obra, o que no conto “Amor” já não é possível. Neste poema deparamo-nos com algumas frases marcantes, do conto, articuladas de modo a produzirem um sentido; sentido esse que a qualquer momento pode ser alterado, pelo leitor, através de um simples “clique” do rato.
Para complementar este “jogo de palavras”, Rui Torres introduziu, na sua obra, um conjunto diverso de fundos de ecrã que passam pela sobreposição de frases, misturas de cores, vídeos temáticos, vozes e peças musicais. Estes fundos de ecrã, originais, levam o leitor a criar novas interpretações acerca do poema, tornando-o cada vez mais rico.
Esta adaptação do poema de Clarice Lispector por Rui Torres é, sem dúvida alguma, uma representação interessante e apelativa, que cria desde o seu início uma grande curiosidade no leitor em explorar o poema.