domingo, outubro 26, 2008

"Amor" de Clarice Lispector

"Amor" conta-nos a história de uma mulher, Ana, que vivia de uma forma simples e pacata, totalmente dedicada ao seu marido, aos seus filhos e às obrigações que uma casa de família exige.
A personagem nunca parou para pensar no verdadeiro sentido da sua vida deixando-se envolver naquela rotina que era o seu dia-a-dia.
No entanto, tudo muda quando Ana, numa tarde em que se dirigia às compras, observou um cego que mascava uma chiklet. Esta personagem significou para Ana o ponto de partida para um longo processo de auto-conhecimento e de dúvidas que assaltaram a personagem naquele momento.
Afinal Ana não tinha uma vida assim tão interressante para se considerar uma pessoa feliz. A personagem sentiu um profundo vazio dentro de si e necessitava de algo para dar sentido à sua vida.
Este texto penso que demostra bem a forma como a sociedade vive actualmente. Por vezes "a falta de tempo" leva-nos a não dar a devida importancia aquilo que realmente é importante.
É precisamente esta mensagem que o conto "Amor" pretende transparecer: todos nós deviamos reservar uns minutinhos da nossa vida, tal como Ana fez, para reflectirmos e darmos um verdadeiro e feliz sentido à nossa vida!