quarta-feira, março 29, 2006

Concreta e digital

A poesia concreta antecipou a poesia digital. Era inevitável que autores como Augusto de Campo utilizassem toda a generosidade que os meios digitais nos oferecem.
Existem duas propriedades inerentes ao texto concreto e ao texto digital: a dimensão espacial e a dimensão icónica e imagética.O autor concreto ao retirar a palavra de uma estrutura linear da frase, liberta-a. A palavra tem agora início e fim em si mesma. Como nos diz Bartolomé Ferrando a palavra torna-se um "organismo vivo”.
O texto electrónico ao sobrepor som e sentido(s) permite gerar “poderosos mecanismos de associação”, o que cria uma enorme “tensão entre iconicidade e abstracção”2
O texto concreto decompõe a frase e a palavra na sua concretude de escrita e de som, abre caminho para uma “poética da literacia”2 centrada na mediação entre a escrita e a leitura. Ao leitor é-lhe pedido que complete o percurso da leitura aplicando a sua capacidade hermenêutica (interpretação) e semiótica (organização de signos). O leitor vê-se obrigado a parar, a ler e reler, a sentir a respiração de cada palavra e a disponibilizar-se para o que ela lhe poderá dizer.
1 "El Arte Intermédia"
2 Prof. Portela