sexta-feira, abril 14, 2006

Conseguimos imaginar máquinas que escrevam? (2)



Italo Calvino, no texto "Cibernética e fantasmas" (1967), responde, de certo modo, afirmativamente. Depois de passar em revista a literatura que recorria a processos combinatórios explícitos, Calvino refere que o interesse não estava tanto na construção de um computador capaz da criação literária, mas antes nas conjecturas que daí advinham. A resposta de Calvino inverte o problema, deslocando a atenção para a natureza do processo literário: o/a escritor/a já seria um autómato literário. Mesmos os alegados atributos psicológicos do eu poderiam ser formalizados como decorrendo das regras da escrita. O jogo entre os elementos combinatórios da escrita e o inconsciente, daí resultante, daria origem ao dispositivo labiríntico que o/a leitor/a interpreta como literatura. Trata-se portanto de reconhecer o/a autor/a como produto algorítmico das combinações da escrita e não como sujeito empírico que se transpõe para o papel. Calvino escreve, por exemplo, isto:

«O eu do autor ao escrever dissolve-se: a chamada "personalidade" do escritor é interna ao acto de escrever, é um produto e um modo de escrita. Também uma máquina escrevente, em que tenha sido inserida uma instrução a condizer, poderá elaborar na página uma "personalidade" de escritor destacada e inconfundível, ou então poderá ser regulada de modo a evoluir ou a transformar "personalidades" por cada obra que compõe. O escritor, tal como tem sido até agora, já é máquina escrevente, ou seja, é-o quando funciona bem [...]»

Se o/a escritor/a é uma máquina que escreve, o que acontece quando se escreve com máquinas que escrevem? Os vários exemplos referidos por Jorge Luiz Antonio na sexta-feira passada dão uma resposta histórica a esta questão, mostrando diversos géneros de poesia electrónica e digital. Vejam-se exemplos na exposição de poesia visual e electrónica International Exhibition of Visual and Electronic Poetry (Novembro de 2005, organizada por Jorge Luiz Antonio, Hugo Pontes e Roberto Keppler, em Itu, Estado de São Paulo, Brasil).