sexta-feira, abril 21, 2006

Concretizações

A conferência de Jorge Luiz António alerta-nos para uma questão que nunca deve ser desconsiderada.
Tão importante como a criação artistica, neste caso poética, é o seu estudo.
E se no estudo interpretativo essa mesma importância é facilmente observável, mesmo naquele que individualmente e de uma forma até um pouco casual é feito por cada leitor, é supremamente importante o estudo académico da obra poética. E porquê?
É no estudo académico que a vertente do trabalho e da continuidade criativa de uma corrente poética mais é apreciada e demonstrada. Permite a comparação e o contraste entre um autor ou entre vários autores, a sua localização temporal, as influências que diversas obras sofrem ou provocam.
Assim, o trabalho imenso de Jorge Luiz António sobre Poesia Digital (eu escolhi este termo dos muitos sugeridos) deve ser valorizado como obra essencial para a compreensão das diversas obras poéticas analisadas. Mais, a própria "catalogação" de obras poéticas é também em si um estudo interpretativo pois coloca-as em patamares comparativos entre elas.
Finalmente, o caracter contemporâneo deste trabalho merece destaque pois estamos perante factos que aconteceram recentemente ou estão mesmo a acontecer.Leva-nos quase a sentir que fazemos parte do que está a acontecer...