Conferência sobre Poesia Electrónica no Brasil
Digna de nota - parece-me - a conferência sobre Poesia Electrónica no Brasil que decorreu no passado dia 7 na Faculdade de Letras.
Jorge Luiz António apresentou-nos a sua tese sobre o assunto, acrescentando inúmeros autores e formas de digitalizar a poesia às que já vinhamos conhecendo. Uma breve história do desenvolvimento da Poesia Digital no Brasil.
Organizando cronologicamente os acontecimentos, percorreu nomes como Albertus Marques, Alckmar Luiz dos Santos, Gilberto Prado, Elson Fróes, Augusto de Campos, André Vallias, Philadelpho Menezes, Avelino de Araújo, Wilton Azevedo e Álvaro Andrade Garcia; conceitos como poesia algorítmica, soneto ecológico, interpoesia e novas formas de poesia electrónica tais como o formato .gif, o CD-Rom, a imagem flash ou o Microsoft PowerPoint.
Destaco, ainda, o website www.ciberpoesia.com.br que nos foi dado a conhecer, por conter poemas especialmente dedicados às crianças. É uma forma de estimular as gerações futuras a conhecer e explorar as potencialidades do que já é o futuro da poesia.