sexta-feira, maio 19, 2006

Todos os caminhos têm saída

Ainda que, à primeira vista, a opção gráfica do website de Arnaldo Antunes possa parecer aleatória - agradável à vista, mas aleatória -, há uma relação profunda entre o seu grafismo e o modo de funcionamento de um ficheiro electrónico.
Logo na página de entrada, as opções de acesso às sub-páginas fazem lembrar um gráfico de frequências, que se vai alterando.
A primeira opção é discos, que estão organizados num esquema que sugere um labirinto. A imagem do labirinto remete-nos para a organização de uma estrutura electrónica, como o é um website. Este website, por exemplo.
O labirinto electrónico tem ainda outra particularidade: todos os caminhos têm saída. Também no website deste cantor todos os caminhos têm saída. Isto acontece porque podemos facilmente mudar para um qualquer nível (entenda-se página) sem ter de voltar à primeira página, a ligação é directa. Trata-se da propriedade de associação.
Nas outras páginas o grafismo sugere o mesmo, o labirinto, o poder de se ligarem umas às outras escolhendo qualquer caminho.