sexta-feira, maio 12, 2006

Strings by Dan Waber

Foi através do programa Flash que Dan Waber criou este poema e é segundo uma sequência de animações que ele se processa.
Uma corda (string, em inglês) constitui a unidade mínima do texto e vai ganhando formas em cada um dos "capítulos" que formam esta história. Extremamente minimalista, é certo, mas consegue fazer alusão ao elemento mínimo da escrita - o traço... a corda.
Na primeira animação, Argument, o traço forma as palavras yes e no, uma de cada vez e em cada um dos extremos do mesmo. É simulada uma discussão (argument). O pólo positivo e negativo, as diferenças entre dois estados - ou duas pessoas.
Segue-se Argument 2, em que para além das palavras anteriores, entra também a maybe, que dá a ideia de um ponto intermédio. Um momento de dúvida ou a chegada a um acordo? As palavras estão soltas, movem-se, empurram-se.
Em Flirt dá-se o "namoro" entre as palavras no e maybe, que se desfazem, como que derretendo.
Segue-se Flirt (continued) em que a palavra yes salta, deixando adver felicidade.
Haha são risos. Ora de um lado, ora do outro, até serem simultâneos, totais, voltando a sugerir felicidade.
Em Youandme a palavra me (eu), orbita em torno do you (tu). O que antes eram dois pólos - yes e no - são agora duas pessoas, a sua relação.
Segue-se a animação Arms, em que é simulado um abraço. Um abraço entre you e me, eu e tu, a fusão entre ambos.
No último "capítulo" desta história, Poidog, a linha forma a frase words are like strings and pull out of my mouth. Há a alusão ao osciloscópio, que representa graficamente a voz.
Mas não é só a voz que é representada neste poema. São estados de espírito, pessoas, sentimentos, relações.