segunda-feira, setembro 29, 2008

O "Poder Da Máquina"...

Vivemos em pleno século XXI, na chamada "Era Digital". Embora relativamente recente, este mundo lato mas confinado a um computador com internet, abre-nos as portas do conhecimento e permite-nos fazer coisas que anteriormente eram impensáveis.
Michael Wesch, no vídeo "The machine is Us/ing Us", além de mostrar as vantagens de produzir/expor obras no meio virtual, aponta também as suas potencialidades: é mais fácil e rápido alterar a informação num texto, por exemplo, e este está disponível para um mais vasto leque de pessoas. A forma como o autor apresenta as suas ideias, utilizando o youtube, é já um exemplo das inúmeras maneiras que existem para transmitir uma mensagem ou mesmo criar/expor uma obra. O blogue, por exemplo, também pode ser usado para o efeito.
Para finalizar, outro aspecto que importa ainda focar, é a necessidade que temos de conhecer e usar a web e as novas tecnologias pois só assim nos sentimos integrados nesta "Era Digital". A certa altura já não somos nós que dominamos a máquina, é ela que nos domina, tal como sugere o título deste vídeo de Michael Wesch.