sexta-feira, setembro 26, 2008

"Deseo Desejo Desire" - As vertentes do desejo

"Deseo Desejo Desire" é um conjunto de 3 anipoemas eróticos que interliga a origem de cada idioma (Espanhol, Português e Inglês) com as possíveis faces do desejo. A autora destes anipoemas, Ana Maria Uribe, emprega uma estreita e íntima relação entre a música, o tipo de letra e o movimento das letras. Esta forte relação entre todos os elementos da animação, transformam estes anipoemas numa amostra interessante do desejo e das suas vertentes.

O primeiro anipoema, "Deseo", revela-se emotivo, com movimentos serpenteantes, mostrando ser um desejo inconsciente que acaba de forma desgarrada e intensa.
O segunda anipoema, "Desejo", começa subtil e dançante, de movimentos quentes, acabando de forma forte, quase destrutiva. Este desejo é certamente uma tendência reprimida, mas repleta de satisfação.
O terceiro e último anipoema, "Desire", que apesar de ter uma música de fortes sentimentos e sensações, a actividade dada aos elementos da animação caracteriza a dança como mecanizada e fria. Um desejo consciente e menos sentido.

É então natural, averiguar que a origem dos idiomas tem um papel importante na criação deste conjunto de anipoemas. Pois "Deseo" e "Desejo", palavras derivadas do latim e de culturas mais quentes, são anipoemas mais recheados de sensações enquanto que "Desire", derivado da língua
inglesa e de uma cultura mais fria, é um anipoema mais duro e cru.

Estes anipoemas de Ana Maria Uribe são um bom exemplo das facilidades que a digitalização cria. "A máquina que nos usa" acaba por nos ajudar na criação de novas formas de literatura e arte, abrindo portas que doutra forma estariam fechadas. Em "Deseo Desejo Desire" as letras ganham vida e, essa vida, só é possível com essa máquina, aquela "máquina que somos nós"...