quarta-feira, junho 06, 2007

"Hegirascope" by Stuart Moulthrop

Essa obra é um "hypertext novel", composta por estorias com diferentes temas( referências aos sonhos, televisão, medicamentos...).
Em cada pagina, o leitor tem escolha de quatro links que são colocados ao lado do centro do texto. Há várias lexias(separadas ou ligadas) e estão pré-programadas visto que se o leitor não selecionar um dos quatro links num atribuido periodo de tempo( vinte a trinta segundos), a pagina muda automáticamente para outra pagina sem o consentimento do leitor, existe uma temporalidade de leitura nessa obra. Links como "black" ou "white", leva o leitor para uma pagina que aparece vazia e a única forma de fazer o link aparecer na pagina é clicar no rato uma vez que a ceta tem transformado em mão para indicar que há um link...
E extremamente dificil saber exatamente para onde estamos a ir no texto "Hegirascope" porque parece não existir absolutamente uma ordem em que as páginas nos são apresentadas. Mesmo se permitirmos que o romance se avance sem selecionarmos os links, é dificil de se seguir e em maioria dos casos fica mais confuso do que se selecionarmos os links.