sexta-feira, março 16, 2007

As primeiras 7 aulas (sumários)

Augusto de Campos, coraçãocabeça (1980).

Lição 1, 21-02-2007
1. Apresentação do programa da disciplina
1.1. Bibliografia, webografia e métodos de avaliação
1.2. Inscrição no blogue da disciplina: «DIGLITMEDIA», http://diglitmedia.blogspot.com/
2. Introdução à materialidade e à literacia digitais
2.1. Projecção dos poemas animados de Ana Maria Uribe «El circo: anipoema por entregas» (2001-2002) e «Deseo Desejo Desire: 3 anipoemas eróticos» (2002)

Lição 2, 23-02-2007
1. Leitura integral em voz alta do conto «Amor» (1960), de Clarice Lispector
2. Análise dos diversos momentos e formulação de hipóteses de interpretação:
2.1. Qual o lugar da voz do/a leitor/a na interpretação?
2.2. Qual é o acontecimento central do conto?
2.3. Como se manifesta a mudança na percepção do real?
2.4. Que relação há entre o título e a estória?
3. Início da audição da obra de Rui Torres Amor de Clarice, com a faixa 1 do CD-áudio: «deformada pelas compras, suspira»

Lição 3, 02-03-2007
1. Audição da obra de Rui Torres Amor de Clarice (2005), com a faixa 2 do CD-áudio: «uma perigosa hora na tarde»
1.1. Qual a relação entre o tema musical e o conto de Clarice Lispector?
1.2. A noção de remediação: descrição da materialidade específica de cada um dos meios.
2. Projecção e análise do poema hipermédia Amor de Clarice, de Rui Torres. Descrição de algumas das suas propriedades:
a) multisequencialidade de percursos de leitura como propriedade estrutural da obra
b) manifestações de interactividade entre leitor e obra (possibilidade de recombinação das sequências animadas e, dentro de cada sequência, da ordem relativa dos fragmentos de texto)
c) estrutura hipertextual
d) multimedialidade e intermedialidade: combinação de escrita, voz, música, imagem estática e imagem animada (de fonte digital ou obtida fotograficamente)
e) iconicidade: semelhança entre propriedades dos signos e propriedades dos objectos que os signos representam
f) disposição constelada ou espacializada dos significantes
3. Audição de «Pome poem» (1972) de bpNichol

Lição 4, 07-03-2007
1. Audição de «Pome poem» (1972) de bpNichol
2. O que é um poema?
2.1. O lugar das expectativas e convenções na definição de poema
2.2. A materialidade dos textos enquanto materialidade sonora e visual
2.3. O poema como performance corporal
3. A poesia concreta como precursora da poesia digital
3.1. O texto constelado
3.2. A linguagem como objecto
3.3. A decomposição fónica, gráfica e semântica da língua e da escrita
4. Projecção dos poemas de Augusto de Campos «eis os amantes» (1953), «tensão» (1956) e «coraçãocabeça» (1980)

Leituras recomendadas:
Aguilar, Gonzalo (2005): “Poesia depois do Verso”, in Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, pp. 175-205.
Santaella, Lúcia (2006): “A Poesia Concreta como Precursora da Ciberpoesia”, in Suplemento Literário de Minas Gerais, Outubro de 2006, pp. 31-35.


Lição 5, 09-03-2007
1. Audição de «tensão» (1956), de Augusto de Campos, e de «Loch Ness Monster’s Song» (1970), de Edwin Morgan. Descrição de algumas das suas propriedades:
a) a graficalidade e visualidade dos textos
b) a tensão entre som e sentido: o som como matéria e como forma; o sentido como matéria e como forma
c) a voz como matéria do texto
d) a escrita como notação e a leitura como performance e interpretação: aspectos semióticos e hermenêuticos
e) a leitura como construção da matéria do texto e a leitura como construção do sentido do texto
2. Projecção do poema cinético «Enigma n» (1998), de Jim Andrews


Lição 6, 14-03-2007
1. Projecção e análise de «Enigma n» (1998), de Jim Andrews
2. O que é o sentido? O que torna possível a significação?
2.1. A função dos códigos nos processos de produção de sentido.
2.2. A significação como processo situado e contextual: a dimensão cultural e individual do sentido
2.3. Estabilidade e instabilidade semântica da linguagem
2.4. O sentido como associação entre significante e significado: do vocabulário comum às terminologias
2.5. O sentido como movimento na cadeia dos significantes: a criatividade e a ambiguidade como propriedades fundamentais da linguagem.
3. Projecção e análise dos poemas cinéticos «poemabomba» (1983-1997) e «SOS» (2000), de Augusto de Campos.

Leituras recomendadas:
Portela, Manuel (2006): «Concrete and Digital Poetics», in Leonardo Electronic Almanac, Special Issue: New Media and Poetics, Vol 14, No. 5-6, Cambridge, Massachussets: M.I.T., Sept 2006.

Lição 7, 16-03-2007
1. Códices e computadores
1.1. Análise da simulação digital da Bíblia de Gutenberg (Ransom Center, Universidade do Texas, Austin) e do sítio web do poeta-cantor Arnaldo Antunes
2. Características do livro: escrita e leitura no espaço impresso
2.1. O código bibliográfico: o livro como estrutura
2.2. Formas de indexação e de meta-informação no espaço do livro
3. Características do hipertexto electrónico: escrita e leitura no espaço digital
3.1. O sítio web como modelo de organização do ciberespaço: relações hierárquicas e associativas entre ficheiros ou dentro de ficheiros
3.2. O ciberespaço como estrutura arborescente, reticular e labiríntica

Leituras recomendadas:
Eco, Umberto (2003): «Vegetal and Mineral Memory: The future of books», in Al-Ahram Weekly, Issue No. 665, 20-26 November 2003.
Furtado, José Afonso (2002): «Livro e Leitura no Novo Ambiente Digital», in Enciclopédia e Hipertexto.
Furtado, José Afonso (2003): «O Papel e o Pixel», in Ciberscópio.