sábado, março 10, 2007

EnigMa N & MEaNing

What's the meaning of "Meaning"?
Qual é o objectivo, o que significa esta obra de Jim Andrews?
À partida, demonstra ser um verdadeiro enigma.
Após rever esta animação e após alguma reflexão, parece-me ter encontrado solução, ou, pelo menos, uma hipótese. Torna-se confuso de explicar e de fazer compreender, mas até poderá fazer algum sentido.
Em primeiro lugar, vimos que surgem no visor as letras M E A N I N G que, antes de mais, são as mesmas letras que compõem a palavra "enigma". Inicia-se a relação. De seguida, reparamos que existem várias opções (colorir as letras, faze-las girar mais depressa, "congelá-las", etc.) e que, cada uma delas, surge na sequência da anterior. Só sabemos a opção seguinte depois de termos accionado a anterior. Quer dizer, é mais um enigma, a descoberta do que está para vir.
Depois, quando seleccionamos uma determinada opção, a palavra "meaning" ou, individualmente, as suas letras são cobaias da interacção, da vontade do utilizador e "reagem".
É aqui que nos apercebemos do que acontece em "Discombobulate" ou em "0/1", por exemplo. Apercebemo-nos do que querem dizer essas expressões... their meaning...Podemos reconhecer aqui a relação linguística entre o conceito e o seu significado.
No fundo, creio que aquilo que serve de título a esta obra é o próprio sentido da acção que ocorre as nossos olhos. "Meaning" serve para explicar ao utilizador as opções que escolheu, é o seu palco, é a sua explicação, o seu significado em movimento.