quinta-feira, março 08, 2007

A poesia concreta(de Augusto de Campos).

Os inícios históricos da poesia concreta dão-se nos anos 50. Como plano estético, a poesia concreta foi um impulso ideológico importante no desenvolvimento das artes na metade do século XX.
Usando recursos visuais como a disposição geométrica das palavras na página, a aplicação de cores e de diferentes tipos de letras, na poesia concreta, o visual e o espaço têm o mesmo nível de importância que a rima
e o ritmo.
Este género de poesia permite várias interpretações e percepções da parte do leitor. Apresenta-nos um percurso multisequencial (onde o leitor pode decidir de livre vontade o seu próprio caminho de leitura) sendo assim permitida a maximização das possibilidades dessa mesma leitura. Não existe uma ordem específica nem pontuação, bem como conectores de linguagem.
O carácter icónico é também uma identificadora característica desta poesia – o poema é acompanhado de uma disposição pensada de palavras, criando assim uma imagem que transmite o sentido do próprio poema.
É uma poesia que nos deixa a pensar e a digerir o que acabámos de visualizar, sendo por isso necessário, por vezes, uma segunda leitura.