sexta-feira, março 09, 2007

A Nova Era

A particularidade deste blog é dar a conhecer aos seus utilizadores, quer sejam alunos da cadeira de Literatura e Media na Era Digital, quer sejam meros exploradores e "cybernautas", o novo mundo da literatura, da informação e da arte expandidas pelo meio digital.
A era da modernidade trouxe consigo novas tecnologias e arrastou os tão discutidos desinteresse pela leitura impressa, desvalorização de artistas plásticos e poetas, e conferiu-lhes um novo estatuto muito mais versátil, complexo e renovado.
Se atentarmos para o conto "Amor", de Clarice Lispector, e para a reprodução do mesmo a partir da criatividade de Rui Torres, apercebemo-nos disto mesmo. A mesma realidade trabalhada a partir de diferentes estruturas, meios e materialidades.
A diferença está, precisamente, na forma como o leitor recebe a informação, se através da palavra escrita, se através de imagens de objectos concretos, reais ou abstractos, se através de vídeos, música ou voz, nomeadamente.
Estes meios originam diferentes perspectivas da mesma realidade, despertam novos estímulos aos nossos sentidos e causam diferentes reacções e interpretações.
É esta a alternativa que o mundo digital oferece aos exploradores da nova era, como o provam as obras de Lispector, Rui Torres, Ana Maria Uribe, bp nichol, e todas aquelas que ainda estão por descobrir.
Abre as portas para um novo e vasto mundo, que outrora estava restringido ao texto impresso em papel... um mundo onde tudo é possível.