quarta-feira, maio 31, 2006

O(s) sítio(s) de Donnie Darko (não aconselhável a quem ainda não viu o filme)


O filme Donnie Darko, realizado em 2001 por Richard Kelly, pejado de paradoxos e mistérios, não nos oferece uma leitura fácil, podendo assim dar lugar a múltlipas interpretações. Se não vejamos: é-nos dado a saber, no final do filme, que caso o protagonista, Donnie, não tivesse sido chamado por aquele ser grotesco disfarçado (ou não) de coelho e permanecesse em casa, o seu destino teria sido inteiramente diferente daquele que nos é dado a observar ao longo de quase duas horas de filme! Serão assim tão convincentes os momentos finais do filme? Em qual daqueles mundos, em qual daqueles sítios, em qual daquelas alternativas se poderá então (re-)encontrar Donnie? E, a haver, que desafios, que inovações e transgressões poderemos (re-)descobrir nesta busca? E em que medida poderá este processo de busca levar-nos ao encontro de outros meios para lá do filme?


Talvez seja, então, pertinente tentar re-visionar, resumir e re-organizar um pouco desta história, para que a passo e passo se construa uma (minha) resposta/alternativa.

A dois de Outubro de 1988, a meio da noite, Donnie é acordado por uma voz que o impele a sair de casa e a dirigir-se até a um campo de golfe. É aí que Donnie encontra um ser grotesco, mascarado (ou não) de coelho, de seu nome Frank, que o informa de que o mundo está prestes a terminar dentro de 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos... Nessa manhã, Donnie acorda ainda no campo de golfe e, ao regressar a casa, percebe que um motor de um avião, vindo não se sabe muito bem de onde, tinha aterrado no telhado da sua casa, mesmo em cima do seu quarto! A partir daqui, começamos a assistir ao desenrolar de uma série de acontecimentos, no mínimo bizarros, que nos fazem avançar, nomeadamente, a suspeita de que algo de errado se pode passar com a sanidade mental de Donnie. Suspeita esta, que, se nos lembrarmos, é confirmada pela irmã que, zangada, o acusa de não ter tomado uns certos medicamentos. Mas, ler o filme sob o prisma da esquizofrenia, da psicose (que explicaria Frank como sendo uma das muitas alucinações de Donnie) não seria/será, talvez, demasiado imediato e redutor?





"A storm is coming," Frank says, "A storm that will swallow the children." And I will deliver them from the kingdom of pain. I will deliver the children back to their doorsteps. (I'll) send the monsters back to the underground. I'll send them back to a place where no one else can see them. Except for me. Because I am Donnie Darko.1

Quem é então Donnie Darko?

Urge um re-visionar, um re-ler, quiçás, uma viagem de navegação no tempo ou por outros novos mundos... futuros, ou não...

(to be continued)

1 In Donnie Darko: The Director's Cut. Richard Kelly. USA. 2004