quarta-feira, março 29, 2006

Forma vs. Conceito

A literatura digital e as suas novas possibilidades formais, sobretudo essas, permitem-nos visualizar, materializar, o que já se questionava ou teorizava anteriormente. Forma ou Conceito? Será possível separar?

De facto a forma sempre foi importante para a poesia, quer seja pela sua composição e apresentação gráfica, quer pela sua musicalidade inerente, mas com a poesia concreta novas questões se levantaram. Será a forma em si mesma portadora de sentido e criadora de contextos? No meu ponto vista não!

A forma de um poema pode, no máximo, tornar-se quase tão importante como o sentido do que se escreve, mas nunca o significante será equivalente ao significado. Nunca o significante ganhará significado per si! Senão vejamos: os grafemas /a/, /m/, /o/, /r/ não serão mais do que uma representação gráfica da nossa linguagem; e mesmo a sua junção na palavra amor só ganha significado porque assim foi convencionado. De facto, amor poderia significar o que quiséssemos: casa, carro, ódio, peixe, etc. Mas foi o conceito a que foi associada a palavra amor que lhe deu o importante significado que move a nossa sociedade!

No entanto, é inegável a importância da forma para a poesia. Mais, na poesia concreta e na poesia digital, é fundamental! Mas é fundamental como um elemento catalisador de novas leituras e novas interpretações que anteriormente não seriam possíveis. Com o uso da forma como ferramenta poética, a própria leitura se torna interpretativa desde a sua génese. O acto de ler deixa de ser uma mera interpretação de um texto fixo, inalterável e passa a ser um acto dinâmico, criativo até um certo limite, e altamente gratificante.

Apesar de tudo isto, o autor continua a ser o autor e o leitor o leitor. Para mim, as diversas interpretações formais possíveis de cada poema não passam disso: interpretações! Nunca serão novas criações. Porque foi o autor que possibilitou essas interpretações pela composição formal que escolheu condicionando assim as leituras.

Portanto... 1-0 para o Conceito... Mas foi disputado...