sábado, novembro 22, 2008

O Labirinto de Jorge Luís Borges


O conto "O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam" é um autêntico labirinto, onde o espaço e o tempo fazem de sebes altas, contornando os caminhos desse jardim, alimentando o trama que se vai desenvolvendo ao longo do conto.
A história desenvolve-se durante uma guerra, onde o clima de grande instabilidade e insegurança revela que esta pode terminar a qualquer momento. Uma informação importante pode ser revelada, delineando o desfecho da guerra e o fracasso de uma das partes. É nesse momento que Jorge Luís Borges dá o poder às personagens de desenvolverem inúmeras possibilidades que o destino da informação pode tomar. Essas possibilidades transformam-se nas sebes do labirinto criado, dando cada uma, um desfecho totalmente diferente.
Jorge Luís Borges acaba por demonstrar que um simples e pequeno gesto, pode determinar o destino de algo de maior importância. São os pequenos detalhes que elaboram a História, podendo determinar o fim ou início, a verdade ou a mentira, a vida ou a morte. Jorge Luís Borges eleva esses pequenos detalhes e transforma-os em passos decisivos para o final de uma história, para o final de uma guerra. São esses detalhes que pautam o nosso presente, mostrando-nos o caminho a seguir, eliminando caminhos desse labirinto que é a vida. São esses detalhes que desenham a nossa vida, a vida do Homem.